02/02/2010

Morreu mais uma grande senhora. Paz à sua alma.


Escritora e actriz faleceu esta terça-feira
A escritora e actriz Rosa Lobato de Faria morreu esta terça-feira em Lisboa, aos 77 anos, num hospital de Lisboa, onde se encontrava internada, anunciou a família.

O corpo vai estar quarta-feira de manhã na Igreja de Santa Isabel, perto do Largo do Rato, em Lisboa, onde decorrerá uma missa pelas 15h.Posteriormente será cremada.

Nascida em Lisboa em Abril de 1932, cedo escreveu poemas, mas o seu primeiro romance - «O Pranto de Lucifer» - só foi publicado aos 63 anos.

Rosa Lobato Faria esteve várias décadas ligada à televisão, desde que se estreou na RTP como locutora nos anos 1960, tendo integrado como actriz várias telenovelas e séries televisivas.

Como actriz participou, por exemplo, nas novelas «Vila Faia», «Origens» e «Ninguém como tu» e entrou em séries de comédia como «Humor de perdição» e «A minha sogra é uma bruxa».

Várias foram já as reacções ao seu desaparecimento. Mário Zambujal, que era seu amigo de longa data, disse à agência Lusa que estava «chocado» com o seu desaparecimento, enaltecendo as suas qualidades: ««Rosita era uma mulher de talentos fenomenais».

Rosa Lobato Faria também passou pelo cinema, tendo entrado recentemente nos filmes «Tráfico» (1998) e «A Mulher Que Acreditava Ser Presidente dos Estados Unidos da América (2003)», ambos de João Botelho. Lobato Faria escreveu ainda dezenas de letras para canções, muitas delas para festivais da canção.