13/06/2008

Santo Antonio Padroeiro da Cidade de Lisboa...

Santo António de Lisboa



Sabes por que é que o dia de Santo António de Lisboa se comemora dia 13 de Junho? Claro, porque é o dia em que ele morreu!


O mais interessante são as festas populares que estão ligadas a ele. É que ao contrário do que se pensa, Santo António não era namoradeiro nem brincalhão!


Este santo popular é conhecido como o "santo casamenteiro". Mas porquê? Não se lhe conhece nenhuma mulher e nos seus milagres não consta que tenham a ver com casamentos.


Mais uma vez houve uma mistura entre as festas pagãs e o Cristianismo. É que este Santo é comemorado no início do Verão, numa época relacionada com a fecundidade, quando nascem novos frutos, novos cereais e as pessoas se casavam.


Mas Santo António não é só casamenteiro. É evocado como o santo que ressuscita os mortos, que cura as enfermidades, que assegura e multiplica as provisões, que ajuda os marinheiros, que vela pela felicidade do matrimónio, que encontra as coisas perdidas e que fala com o Menino Jesus.


Ufa! É muita coisa até para um Santo!!!


Em Lisboa festeja-se o Santo António desde o século XVI. Havia danças, cortejos e procissões. Todos os bairros da cidade participavam nas festas e tentavam ser os mais vistosos.


É assim que nascem as marchas populares e os acontecimentos que ainda hoje existem!


Sabias que as "Noivas de Santo António" só apareceram em 1950? Tudo começou com o jornal "Diário Popular" que ajudava os mais pobres a fazer uma festa de casamento no dia do santo.


Ofereciam o enxoval e os equipamentos domésticos através de vários comerciantes que ganhavam com a publicidade. E assim nasceu mais uma tradição!


Nas noites de Santo António acaba o silêncio na cidade de Lisboa e onde for a festa deste santo: há sardinhas assadas, música, manjericos, pão quente, vinho e festa até de manhãzinha!


Tradições do Santo António