02/05/2008

Ciência:

Ciência: Estudo do IPO revela que cancros de origem viral são influenciados por características genéticas

Porto, 2 Mai (Lusa) - As características genéticas de um ser humano podem influenciar o desenvolvimento dos cancros virais do colo do útero e da nasofaringe, disse hoje à Lusa Raquel Catarino, investigadora do Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO).

tamanho da letra ajuda áudio
enviar artigo
imprimir
"Percebemos que os vírus do Epstein-Barr e do Papilomavirus Humano, que contribuem entre 15 a 20 por cento dos casos de cancro em todo o mundo, se tornam mais importantes e designativos em algumas pessoas e isso depende do seu background genético", sustentou Raquel Catarino, autora do estudo.

Segundo a investigação desenvolvida pelo Grupo de Oncologia Molecular e Virologia, é a alteração do gene da ciclina D1, que regula a divisão das células, que favorece o desenvolvimento dos tumores de origem viral.

As melhores estratégias para evitar o desenvolvimento tumoral são, segundo a investigadora, a vacinação e evitar comportamentos de risco, nomeadamente o hábito de fumar.

As investigações actuais indicam, segundo Raquel Catarino, que a infecção viral "é um factor necessário, mas não suficiente para o desenvolvimento tumoral".

"O que leva a questionar o facto do cancro se desenvolver só em algumas pessoas, quando muitas já foram infectadas", acrescentou Raquel Catarino, frisando ser esta "a questão fundamental" que levou a esta investigação.

O grupo do IPO, que já apresentou estes resultados preliminares deste estudo no European Cancer Conference em Paris, está agora a estudar a influência da alteração da ciclina D1 em tumores com origem não viral.

MZS.


© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
2008-05-02 18:40:03