27/05/2008

Chegou mais um Dia Europeu dos Vizinhos
No ano passado, só em Portugal, participaram mais de 20 mil pessoas nas festividades.

Hoje realiza-se mais um Dia Europeu dos Vizinhos, que será comemorado em 26 cidades portuguesas, em conjunto com outras cidades da Europa. Este dia, promovido em Portugal pelo Comité Português de Coordenação de Habitação Social, visa fomentar a aproximação e o convívio entre os vizinhos e despertar a consciência individual para os sentimentos de solidariedade, cooperação e auxilio aos que moram perto de nós.


Este ano realiza-se em diversas cidades do país, incluindo Açores e Madeira. As comemorações vão acontecer pelas cidades da Horta, Lisboa, Vila Real de St. António, Funchal, Odivelas, Loulé, Vila Nova de Gaia, Tavira, Trofa, Évora, Setúbal, passando ainda por Coimbra, Santo André, Matosinhos, Monteiras, Aveiro, Vieira do Minho, Amadora, Odeleite, Porto, Nazaré, Faro, Peso da Régua e Santarém.


Criado em 1999, em Paris, o evento tem vindo a ser comemorado em várias cidades europeias, de Dublin a Atenas, passando por Roma, Paris ou Bruxelas. No ano passado, só em Portugal, foram 20 mil os participantes que se espalharam por 200 festas promovidas pelas 21 cidades aderentes. Na Europa foram mais de sete milhões de pessoas, em 27 países, que quiseram juntar-se a esta festa social.